topo

Postado em 19 de Setembro de 2019 às 02h25

Abigraf-SC se manifesta sobre divulgação do programa "Governo sem Papel"

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Santa Catarina (ABIGRAF/SC) enviou um ofício ao governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, destacando o seu descontentamento com a abordagem do programa "Governo sem Papel", cuja divulgação sugere que o uso do papel prejudica a natureza.

Assinado pelo presidente da ABIGRAF-SC, Cidnei Luiz Barozzi, o ofício esclarece alguns fatos relacionados à produção de celulose e papel no Brasil e lamenta que esse tipo de campanha fortaleça a falsa ideia de que o papel é um vilão ambiental. "E, por consequência, pode causar irreparáveis prejuízos aos setores que trabalham com este produto incluindo a indústria gráfica que primam pela preocupação de trabalharem com insumos oriundos de florestas certificadas quanto às suas origens e com licenciamento ambiental emitido pelos órgãos públicos de fiscalização."

A entidade enfatiza ainda que, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), no Brasil 100% da produção de celulose e papel provêm de florestas plantadas de eucalipto e pinus, todas localizadas em áreas destinadas à agricultura. "São lavouras como as de trigo, milho, cana de açúcar e tantas outras."

Além disso, ao crescer, a árvore absorve CO2, fazendo o famoso sequestro de carbono, que limpa o ar. Estudos realizados no setor atestam que para cada tonelada de CO² emitida a indústria do papel absorve 3 toneladas mostrando um inquestionável superávit ambiental que raros setores apresentam.

Por fim, o presidente da ABIGRAF-SC indicou o acesso ao site da organização Two Sides (twosides.org.br) - uma iniciativa global, que além de promover a produção e o uso responsável da impressão e do papel, esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso, reiterando que, no Brasil, esse insumo não tem relação nenhuma com a destruição de florestas nativas e devastação ambiental.

Veja também

Confira o regulamento e novas datas para o 4º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica21/08/20 Os empresários gráficos catarinenses já podem conferir as novas datas do 4º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica. Adiada por conta do cenário atual que estamos vivendo, a premiação foi transferida para o ano que vem, com um calendário bastante semelhante ao que se planejava ser feito em 2020, com a diferença que, desta vez, as......
ABIGRAF contra a tributação e em defesa do livro09/04/21 "Livros não são produtos de elite e o papel do governo deveria ser o de torná-los cada vez mais populares e acessíveis" A notícia de que nesta semana a Receita Federal publicou documento com perguntas e......
50 gráficos catarinenses participam de caravana aérea para a FESPA18/03/24 A indústria gráfica catarinense esteve muito bem representada na FESPA Digital Printing 2024. Ao todo, 50 participantes, de diversas regiões de Santa Catarina, participaram da comitiva rumo ao evento, organizada e viabilizada pela......

Voltar para Notícias