Livro resgata 50 anos de história da ABIGRAF/SC

Intitulado "ABIGRAF/SC: 50 Anos de Associativismo e Evolução", foi lançado no dia 29 de junho de 2021, o livro que conta a trajetória da Regional Catarinense da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF/SC). O evento, realizado de forma online pela plataforma Zoom, contou com a presença de empresários gráficos, ex-presidentes da entidade, fornecedores do setor, jornalistas e lideranças da Indústria Gráfica de diversas regiões do país.

"Neste dia frio, temos a certeza de que esta rica história irá nos aquecer com lembranças memoráveis de quem sempre teve o associativismo correndo nas veias", afirmou o atual presidente da ABIGRAF/SC, Evandro Volpato, em suas palavras de boas vindas.

Logo em seguida, o ex-presidente da entidade e autor da ideia de materializar em um livro a história da ABIGRAF/SC, Cidnei Barozzi, destacou a importância do associativismo ao longo dos últimos 50 anos para o setor gráfico catarinense, através da atuação abnegada de seus líderes, juntamente com as centenas de associados, que não poupam esforços para transpor os desafios propostos. "O grande legado que fica é realmente o resgate de uma história dos 50 anos de uma entidade que não foge à luta e, conforme pudemos ver em cada capítulo, busca se posicionar e colocar suas ideias numa representatividade empresarial em prol do setor", disse.

Na sequência, o jornalista Carlos Stegemann, autor do texto final do livro e diretor da Carbo Editora - empresa contratada para a execução da obra, falou sobre os desafios em produzir o material, mas sobretudo da honra por ter feito parte deste momento. "Conhecer e contar a história de todos esses empreendedores que fizeram e fazem a história do associativismo gráfico acontecer foi extremamente gratificante e engrandecedor! Quero dizer que a história de vocês é a história da própria sociedade. A imprensa mudou a história do mundo e vocês carregam todos esse legado!".

Ronaldo Baumgarten Jr., filho do ex-presidente da ABIGRAF/SC, Ronaldo Baumgarten (in memorian), ressaltou o orgulho de fazer parte da obra, representando os muitos entrevistados do livro e a sua família, que completou, no dia 1 de janeiro, 140 anos de amor à arte gráfica - uma das empresas gráficas mais antigas do país. "Espero que o legado destas pessoas que fizeram a história desses primeiros 50 anos da ABIGRAF/SC incentive que a trajetória continue para que a gente se lembre não apenas dos próximos 50 anos, mas que fique eternizada para as próximas gerações", concluiu.

Já o presidente da ABIGRAF Nacional, Sidney Anversa Victor, fez questão de salientar a qualidade do material produzido, desde o método escolhido para a captação das memórias, até a apresentação do produto final. "Vocês estão de parabéns! Essa criatividade, essa força, essa vontade de se fazer a história, esse gosto que vocês têm de fazer o associativismo, vocês se unem, vocês se respeitam e tocam o barco pra frente! Esse livro é algo fora do normal", parabenizou.

Fernando Rocha, vice-presidente da Regional Sudeste da FIESC, Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas da Grande Florianópolis e ex-presidente da ABIGRAF-SC, destacou a importância de todos que fizeram parte da história da entidade. "Trabalhar para uma entidade representativa é algo extremamente nobre. São pessoas que identificam problemas que atingem o setor e têm atitude e iniciativa de buscar soluções de forma conjunta para beneficiar a todos é a grande essência do associativismo!", resumiu.

O vice-presidente da ABIGRAF Nacional, senhor Julião Flaves Gaúna, também fez uso da palavra e ressaltou a preciosidade da obra. "Nada mais fundamental do que o registro das nossas histórias. E isso está registrado no livro dos 50 anos. Contado por pessoas que viveram, produziram e fizeram acontecer a indústria gráfica em Santa Catarina, trazendo um exemplo para o Brasil, não só de trabalho, mas de associativismo. Ideias que nascem na região Sul do Brasil, mas que podem ser aproveitadas em todo o país. Por isso a importância de compartilharmos esse conhecimento", salientou.

Por fim, o presidente Volpato conclui o encontro falando dos desafios da entidade para os próximos anos. "Manter a ABIGRAF/SC atrativa para os associados, especialmente para aquelas empresas mais enxutas que, muitas vezes, têm dificuldade em dedicar tempo para participar da nossa associação, mas que são de suma importância para o fortalecimento do setor", afirmou.

A Obra -
O livro de quase 200 páginas conta a história da ABIGRAF/SC, a partir do ponto de vista de quem viveu e vive esse dia a dia na entidade que defende, valoriza e promove os interesses do setor gráfico catarinense. Para tanto, foram realizadas dezenas de entrevistas a fim de resgatar o esforço dos personagens e suas conquistas em gestão, compartilhamento de tecnologia e geração de conhecimento, além dos avanços legais para garantir a competitividade de um setor que gera milhares de empregos e oportunidades. E é claro, como todas as histórias de associativismo, registra as amizades definitivas e os reconhecimentos eternos.

"ABIGRAF/SC: 50 Anos de Associativismo e Evolução" concluiria as comemorações do cinquentenário da entidade, fundada em 1969, mas teve seu lançamento adiado em função da pandemia da Covid-19.

Os exemplares impressos foram distribuídos através de uma parceria com os sindicatos regionais. Mas também é possível acessar a obra de forma virtual pelo link: https://issuu.com/abigrafsc/docs/livro_abigrafsc-50anos