topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

Prêmio Pini: condição especial para os associados da ABIGRAF-SC05/11/21 A edição de 30 Anos do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica abriu as inscrições há poucos dias e uma parceria entre a ABIGRAF-SC e a ABTG oferece uma condição especial à todos os associados da regional catarinense: essas gráficas poderão inscrever seus produtos no Prêmio Pini 2021 pagando o mesmo valor praticado na......
Curso de Imersão em Vendas será realizado em Santa Catarina21/09 Depois do grande sucesso de realização no estado de São Paulo, o curso Imersão 2 em 1 em vendas com Felipe Nasser será realizado em Santa Catarina, nos próximos dias 20 e 21 de outubro. O curso tem objetivo de......
Caravanas aéreas levam 45 gráficos catarinenses para a FESPA Brasil31/03 Neste mês de março, quatro caravanas aéreas levaram 45 gráficos catarinenses para participar da Fespa Brasil Digital Printing 2023. Ao todo, foram 23 gráficas representando o Estado na principal feira de impressão......

Voltar para Notícias