topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

FuturePrint comemora aniversário com evento digital especial13/07/20 Para comemorar os 30 anos de história, a FuturePrint irá promover uma semana digital com uma programação que contará com convidados especiais compartilhando experiências e soluções para o setor. O evento virtual acontecerá de 20 a 24 de julho, levando a proposta da empresa de conectar pessoas, negócios e tecnologias, inovando em oportunidades,......
Abigraf’s da região sul e ABTG promovem Programa Capacite-se!21/08/20 As ABIGRAF's da região sul e a ABTG uniram-se para oportunizar mais uma excelente qualificação para as empresas do sul do Brasil. É o Programa Capacite-se, que vai trazer palestras e cursos técnicos nos próximos......
Adiado 4º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica05/04/21 A Associação Brasileira da Indústria Gráfica- Regional Santa Catarina vem a público informar que o 4º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica, cujas inscrições iniciariam neste mês de abril, teve sua realização adiada por conta da situação atual da pandemia......

Voltar para Notícias