Parceiros

Quimigraf

Dugraf Materiais Gráficos

Zênite Sistemas

Braile

Mega Papéis

Dicapel

Bremen Sistemas

Konica Minolta

Helioprint

Facebook

Florianópolis, 20 de Novembro de 2017

Parceiros:

Busca rápida:

Ok
Premio Catarinense 2017
Consultoria Jurídica

Desenvolvimento:

Notícias

Escola gráfica é inaugurada em Blumenau

29/05 - 08:14

Santa Catarina mostra mais uma vez que é um Estado referência no setor gráfico. Foi inaugurado no último dia 25 de maio o laboratório gráfico do SENAI em Blumenau, em parceria com a Heidelberg. É um dos poucos laboratórios do Brasil e servirá para capacitar novos profissionais para o mercado de trabalho, qualificando ainda mais a mão de obra no setor gráfico catarinense. A inauguração aconteceu bem no dia da indústria e teve a presença de todos os presidentes de sindicatos gráficos do Estado e da diretoria da ABIGRAF-SC.

“É algo audacioso. Esse sonho de ter uma escola gráfica é um projeto antigo e necessário para Santa Catarina. A escola já está capacitando pessoas que amanhã poderão estar em nossas gráficas”, comenta Cidnei Barozzi, presidente da ABIGRAF-SC. As aulas já estão a todo vapor desde 22 de maio e a primeira turma se formará em agosto. E as lideranças do setor ainda estudam maneiras de viabilizar períodos intensivos de cursos para facilitar o surgimento de profissionais em outras regiões.

“É um laboratório para toda Santa Catarina. É importante essa parceria com a Heidelberg e todos os sindicatos patronais do setor gráfico. Esse laboratório irá preparar profissionais para esse setor importante do Estado. Nossa missão é o desenvolvimento e a competividade do setor gráfico”, explica Jacir Luiz Lenzi, diretor da unidade do SENAI para região do Vale do Itajaí.

A parceria citada com a Heidelberg foi fundamental para a consolidação do projeto já que a multinacional, que escolheu Santa Catarina para apoiar esse projeto, disponibilizou uma impressora quatro cores para o laboratório. “A Heidelberg se sente orgulhosa em participar deste projeto principalmente pela garra e determinação deste povo. É a primeira parceria fora da nossa sede [São Paulo]. Essa região é um centro gráfico em nível mundial”, comenta Arno Bus, representante da Heidelberg.

 

Osvaldo Luciani, que há 40 anos participa de entidades associativas, comemora a inauguração, um sonho do setor: “Essa é uma batalha antiga e hoje, através do SENAI e da Heidelberg, nós temos uma escola de artes gráficas, como gosto de chamar. Esse curso irá melhorar a qualificação dos profissionais e de todo o setor”. “Algo que sempre solicitávamos agora é uma realidade”, resume Evandro Volpato, presidente do sindicato de Joinville.

“Temos que agradecer a todos que contribuíram para que essa escola saísse do papel, em especial a Heldelberg, pois agora as gráficas do estado de Santa Catarina podem contar com uma escola de aperfeiçoamento e de ensino para novos artistas desse segmento que é espetacular”, comemora Edson silva, presidente do Sindicato de Itajaí. 

João Cardoso, presidente do Sigraf da Grande FlorianóoplisApesar das dificuldades que a indústria vem passando, temos que plantar boas sementes e esta é uma ótima semente para o ramo gráfico de maneira geral. Espero também que todos os presidentes apoiem esta escola, mandando alunos e divulgando isso nos seus sindicatos

Por fim, Fernando Mayer destacou a parceria histórica do SENAI Blumenau com o setor. “Já vinha funcionando no sistema dual, com aulas teóricas no SENAI e práticas em algumas empresas parceiras. E depois de muito trabalho e várias pessoas envolvidas, contamos com o apoio deste grande fornecedor, que é a Heidelberg, e hoje temos a concretização de conseguirmos um equipamento para a escola. Agora é fazer a lição de casa, usar os recursos que temos e botar novos alunos, incentivando a capacitação cada vez maio do setor”, finalizou.

Mais informações dos cursos da área gráfica, ofertados pelo SENAI Blumenau, entre em contato pelo e-mail: blumenau@sc.senai.br, telefone (47) 3321-9615. O SENAI está localizado na rua São Paulo, 1147, bairro Victor Konder.

Assessoria de Imprensa

Mais notícias:

ABIGRAF-Regional do Estado de Santa Catarina
Rua Thiago da Fonseca, 44 - Térreo - Capoeiras - CEP: 88.085-100
Fone/Fax: (48) 3244-8863 - Florianópolis - Santa Catarina
© Copyright, 2007, Todos os direitos reservados