Parceiros

Quimigraf

Dugraf Materiais Gráficos

Zênite Sistemas

Braile

Mega Papéis

Dicapel

Bremen Sistemas

Konica Minolta

Helioprint

Facebook

Florianópolis, 20 de Novembro de 2017

Parceiros:

Busca rápida:

Ok
Premio Catarinense 2017
Consultoria Jurídica

Desenvolvimento:

Notícias

Eleições 2016

25/05 - 10:03

A divulgação das propostas e programas de governo por meio de materiais gráficos é uma das estratégias publicitárias mais utilizadas pelos candidatos e partidos durante o período eleitoral. Por vezes, são utilizados os serviços dos correios para distribuição deste material. Porém, se as regras postais não são atendidas no impresso, corre-se o risco de se inviabilizar o serviço.

Preocupados em garantir um alinhamento entre a impressão de materiais gráficos e as regras postais de distribuição, o presidente da ABIGRAF-SC, Cidnei Barozzi, juntamente com o presidente do SIGRAF Florianópolis, João Cardoso, estiveram reunidos na sede dos Correios em São José, no último dia 19 de maio, a fim de estreitar os vínculos, convergindo os propósitos em vista da prestação de serviços complementares.

Segundo a gerente de Contas – Marketing Direto da instituição, Cláudia Regina Sardá Vieira, nas últimas eleições municipais, em 2012, os Correios de Santa Catarina distribuíram aproximadamente 2,4 milhões de impressos com conteúdo das campanhas políticas dos partidos nos domicílios residenciais.

“Compreendemos que o setor gráfico contribui enormemente para as campanhas políticas, o que nos leva a compreender a existência de uma conexão entre os Correios e a Indústria Gráfica. Nossos clientes são seus clientes. As demandas deste mercado podem ser melhor atendidas se houver parceria entre as gráficas e os Correios”, destacou a gerente.

Para tanto, além de colocar a área comercial da instituição à disposição para auxiliar na elaboração dos impressos, foi elaborado um documento chamando a atenção para as regras postais que devem ser atendidas por quem utiliza materiais gráficos em campanhas. “Todo impresso que entra no fluxo postal precisa de um símbolo de identificação, garantindo assim a segurança e controle na prestação do serviço. Neste símbolo consta o CNPJ e o nome do candidato ou partido que está contratando o serviço, conforme imagem abaixo”, afirma o documento.

Embora, aparentemente óbvio, é sempre bom lembrar que a chancela deve ser afixada na parte externa do material, no canto superior direito do objeto: colada ou impressa ao envelope; ou colada ou impressa diretamente no impresso que não possui envelope. Lembrando ainda que estes modelos de chancela são de uso exclusivo dos Correios e não poderão ser afixados no impresso caso o mesmo seja entregue por outras empresas.

Cartilha – Falando ainda de eleições, não podíamos deixar de compartilhar um projeto da ABIGRAF Nacional, que em breve será disponibilizado para todas as regiões do Brasil: a cartilha “Vote no Impresso”.

Com uma linguagem clara e objetiva, o compêndio mostra que a comunicação impressa é a maior aliada dos partidos e candidatos para atingir eleitores e garantir que suas plataformas de governo cheguem aos públicos de interesse, especialmente, com as mudanças impostas pelo TSE em 2016.

Mais do que fazer propaganda do impresso e apresentar as regras para a produção deste material, a cartilha apresenta uma proposta robusta e eficaz de publicidade política, direcionada aos partidos e candidatos, possibilitando ao empresário gráfico apresentar uma solução conclusiva aos seus clientes em potencial.

Em fase final de revisão, a cartilha será disponibilizada em breve para download gratuito e deverá contar com o apoio dos sindicatos para divulgação.

Assessoria de Imprensa

Mais notícias:

ABIGRAF-Regional do Estado de Santa Catarina
Rua Thiago da Fonseca, 44 - Térreo - Capoeiras - CEP: 88.085-100
Fone/Fax: (48) 3244-8863 - Florianópolis - Santa Catarina
© Copyright, 2007, Todos os direitos reservados