topo

Postado em 30 de Junho de 2021 às 14h23

Livro resgata 50 anos de história da ABIGRAF/SC

ABIGRAF/SC - Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional Santa Catarina Intitulado "ABIGRAF/SC: 50 Anos de Associativismo e Evolução", foi lançado nesta terça-feira, 29 de junho, o livro que conta a...

Intitulado "ABIGRAF/SC: 50 Anos de Associativismo e Evolução", foi lançado nesta terça-feira, 29 de junho, o livro que conta a trajetória da Regional Catarinense da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF/SC). O evento, realizado de forma online pela plataforma Zoom, contou com a presença de empresários gráficos, ex-presidentes da entidade, fornecedores do setor, jornalistas e lideranças da Indústria Gráfica de diversas regiões do país.
"Neste dia frio, temos a certeza de que esta rica história irá nos aquecer com lembranças memoráveis de quem sempre teve o associativismo correndo nas veias", afirmou o atual presidente da ABIGRAF/SC, Evandro Volpato, em suas palavras de boas vindas.

Logo em seguida, o ex-presidente da entidade e autor da ideia de materializar em um livro a história da ABIGRAF/SC, Cidnei Barozzi, destacou a importância do associativismo ao longo dos últimos 50 anos para o setor gráfico catarinense, através da atuação abnegada de seus líderes, juntamente com as centenas de associados, que não poupam esforços para transpor os desafios propostos. "O grande legado que fica é realmente o resgate de uma história dos 50 anos de uma entidade que não foge à luta e, conforme pudemos ver em cada capítulo, busca se posicionar e colocar suas ideias numa representatividade empresarial em prol do setor", disse.

Na sequência, o jornalista Carlos Stegemann, autor do texto final do livro e diretor da Carbo Editora - empresa contratada para a execução da obra, falou sobre os desafios em produzir o material, mas sobretudo da honra por ter feito parte deste momento. "Conhecer e contar a história de todos esses empreendedores que fizeram e fazem a história do associativismo gráfico acontecer foi extremamente gratificante e engrandecedor! Quero dizer que a história de vocês é a história da própria sociedade. A imprensa mudou a história do mundo e vocês carregam todos esse legado!".

Ronaldo Baumgarten Jr., filho do ex-presidente da ABIGRAF/SC, Ronaldo Baumgarten (in memorian), ressaltou o orgulho de fazer parte da obra, representando os muitos entrevistados do livro e a sua família, que completou, no dia 1 de janeiro, 140 anos de amor à arte gráfica ? uma das empresas gráficas mais antigas do país. "Espero que o legado destas pessoas que fizeram a história desses primeiros 50 anos da ABIGRAF/SC incentive que a trajetória continue para que a gente se lembre não apenas dos próximos 50 anos, mas que fique eternizada para as próximas gerações", concluiu.

Já o presidente da ABIGRAF Nacional, Sidney Anversa Victor, fez questão de salientar a qualidade do material produzido, desde o método escolhido para a captação das memórias, até a apresentação do produto final. "Vocês estão de parabéns! Essa criatividade, essa força, essa vontade de se fazer a história, esse gosto que vocês têm de fazer o associativismo, vocês se unem, vocês se respeitam e tocam o barco pra frente! Esse livro é algo fora do normal", parabenizou.

Fernando Rocha, vice-presidente da Regional Sudeste da FIESC, Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas da Grande Florianópolis e ex-presidente da ABIGRAF-SC, destacou a importância de todos que fizeram parte da história da entidade. "Trabalhar para uma entidade representativa é algo extremamente nobre. São pessoas que identificam problemas que atingem o setor e têm atitude e iniciativa de buscar soluções de forma conjunta para beneficiar a todos é a grande essência do associativismo!", resumiu.

O vice-presidente da ABIGRAF Nacional, senhor Julião Flaves Gaúna, também fez uso da palavra e ressaltou a preciosidade da obra. "Nada mais fundamental do que o registro das nossas histórias. E isso está registrado no livro dos 50 anos. Contado por pessoas que viveram, produziram e fizeram acontecer a indústria gráfica em Santa Catarina, trazendo um exemplo para o Brasil, não só de trabalho, mas de associativismo. Ideias que nascem na região Sul do Brasil, mas que podem ser aproveitadas em todo o país. Por isso a importância de compartilharmos esse conhecimento", salientou.

Por fim, o presidente Volpato conclui o encontro falando dos desafios da entidade para os próximos anos. "Manter a ABIGRAF/SC atrativa para os associados, especialmente para aquelas empresas mais enxutas que, muitas vezes, têm dificuldade em dedicar tempo para participar da nossa associação, mas que são de suma importância para o fortalecimento do setor", afirmou.

A Obra - O livro de quase 200 páginas conta a história da ABIGRAF/SC, a partir do ponto de vista de quem viveu e vive esse dia a dia na entidade que defende, valoriza e promove os interesses do setor gráfico catarinense. Para tanto, foram realizadas dezenas de entrevistas a fim de resgatar o esforço dos personagens e suas conquistas em gestão, compartilhamento de tecnologia e geração de conhecimento, além dos avanços legais para garantir a competitividade de um setor que gera milhares de empregos e oportunidades. E é claro, como todas as histórias de associativismo, registra as amizades definitivas e os reconhecimentos eternos.

"ABIGRAF/SC: 50 Anos de Associativismo e Evolução" concluiria as comemorações do cinquentenário da entidade, fundada em 1969, mas teve seu lançamento adiado em função da pandemia da Covid-19.

Os exemplares impressos já estão sendo distribuídos através de uma parceria com os sindicatos regionais. Mas também é possível acessar a obra de forma virtual pelo link: https://issuu.com/abigrafsc/docs/livro_abigrafsc-50anos

Veja também

Mais de 330 trabalhos inscritos no 4º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica04/09/22 O período de inscrições da terceira edição do Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica foi um sucesso! 332 produtos foram inscritos por gráficas de todas as regiões do Estado, fechando 38 categorias. "Esta adesão evidencia o nível elevado de excelência do setor gráfico em Santa Catarina. Gráficas dos mais......
Confira o lançamento da Cartilha Vote no Impresso 202008/09/20 Com o apoio da ABIGRAF-SC, a ABIGRAF Nacional criou um material incrível que apresenta dicas preciosas para uma campanha eleitoral de sucesso. Estamos falando da Cartilha Vote no Impresso, que está em sua terceira......

Voltar para Notícias