topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

Evandro Volpato eleito presidente da ABIGRAF-SC17/02/20 Com 100% de aprovação no pleito, o joinvilense Evandro Rogério Volpato foi eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Santa Catarina na última sexta-feira, 14 de fevereiro. Junto com ele, estarão trabalhando até 2023 em prol do setor os seguintes gráficos: Fernando Mayer (1º Vice-Presidente); João......
GRATUITO E ONLINE: FuturePrint Xperience acontece de 03 a 05 de novembro 20/10/20 De 03 a 05 de novembro acontece a FuturePrint Xperience e você não pode ficar de fora. Será um encontro digital, na única plataforma que reúne, em um mesmo ambiente, os três principais pilares que fazem de um......
Divulgado o resultado da 3ª Pesquisa sobre o Impacto Covid-19 na Indústria Gráfica06/01/21 A Abigraf Nacional divulgou o resultado da terceira pesquisa, realizada em dezembro, sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na Indústria Gráfica. Os resultados mostram o perfil do setor, novas parcerias de negócio, tendências mercadológicas, o reflexo das......

Voltar para Notícias