topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

Divulgado o resultado da nova Pesquisa sobre o impacto da Covid-19 na Indústria Gráfica13/07/20 Foi divulgado no final de junho o resultado da 2ª edição da Pesquisa sobre o impacto da Covid-19 na Indústria Gráfica, realizada no último mês pela Abigraf Nacional. Foram mais de 200 respostas, que permitem analisar como as medidas de isolamento social, lockdown e retomada gradual dos negócios interferiram na Indústria Gráfica. Segundo a Abigraf Nacional, o resultado é essencial para a criação de soluções e......
Gráfica catarinense ganha prêmio internacional30/10/19 A gráfica também recebeu 4 troféus no Prêmio ABRE 2019 e 11 indicações no Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica - Fernando Pini A 43 S. A. Gráfica e Editora, de Blumenau, conquistou......
Confira o lançamento da Cartilha Vote no Impresso 202008/09/20 Com o apoio da ABIGRAF-SC, a ABIGRAF Nacional criou um material incrível que apresenta dicas preciosas para uma campanha eleitoral de sucesso. Estamos falando da Cartilha Vote no Impresso, que está em sua terceira......

Voltar para Notícias