Parceiros

Quimigraf

Dugraf Materiais Gráficos

Zênite Sistemas

Braile

Mega Papéis

Dicapel

Bremen Sistemas

Konica Minolta

Helioprint

Facebook

Florianópolis, 20 de Novembro de 2017

Parceiros:

Busca rápida:

Ok
Premio Catarinense 2017
Consultoria Jurídica

Desenvolvimento:

Notícias

Programa de Excelência da FIESC consolida união dos sindicatos gráficos

26/05 - 08:13

O setor gráfico deu um passo importante para a união ainda maior do setor em Santa Catarina. Os nove sindicatos estiveram reunidos no último dia 25 de maio para estreitar o relacionamento e implementar um programa para o desenvolvimento empresarial. O encontro foi viabilizado pela ABIGRAF-SC, em Blumenau, e foi um marco na história do setor. “Quanto mais nós tivermos um planejamento alinhado, onde as ações possam ser coletivas, teremos mais resultados na indústria gráfica catarinense”, explica Cidnei Barozzi, presidente da entidade. 

O planejamento citado por Cidnei é referente ao Programa de Excelência da Gestão Sindical (PEGS), estratégia elaborada pela FIESC e apresentada por Leonardo Costa, coordenador da entidade na área de desenvolvimento associativo: “O objetivo é analisar o ambiente e definir os rumos dos sindicatos para fazer frente às dificuldades. Em um ambiente tão competitivo, juntar nove sindicatos é um sinal de maturidade. Somente assim poderemos sair da crise”, comenta Costa. 

São ferramentas para gestão, análise e metodologia para melhor eficiência sindical. Os resultados têm sido positivos já que 83 sindicatos em Santa Catarina estão aplicando a metodologia. “Ao absorvemos a gestão por excelência nos sindicatos, poderemos compartilhar com as empresas e sócios, trazendo novas práticas de boa gestão”, acrescenta Fernando Mayer, presidente do sindicato de Blumenau e anfitrião do evento. 

Na oportunidade foram definidas a visão e a missão do planejamento, um programa da FIESC e que será trabalhado a longo prazo com todos os nove sindicatos. “Quando a petição foi apresentada ao presidente da Federação, imediatamente foi aprovada a implementação no setor gráfico. Esse setor tem demonstrado ao longo dos anos uma união diferenciada”, acrescenta Costa. O objetivo é que o trabalho seja estendido até 2022, propondo superar cada obstáculo do setor.

“Nós aqui em Blumenau já temos alguns sindicatos cases que já implementaram esse programa. Eu vi que houve uma gestão mais profissional e bons resultados. Esperamos que também tenhamos uma condição muito melhor”, diz Mayer. A reunião durou cerca de quatro horas e foi realizada no Centro Empresarial de Blumenau. Apesar do extenso encontro, a aceitação do projeto foi totalmente absorvida pelos presidentes dos sindicatos: “O dia de hoje foi muito importante para o setor. Uma tarde para estratégia e o futuro dos sindicatos”, comenta Cláudio Redin, presidente do Sindicato de Concórdia e que viajou quase 400 km para estar presente. 

Para o presidente do sindicato da região de Itajaí, Edson da Silva, superou as expectativas e motivou sua diretoria a elaborar novas estratégias para melhor atender os associados. “Um encontro como esse tem o poder de transformar e mudar o rumo dos sindicatos”, afirma.

Geiser Neto, presidente do Sindicato Gráfico para a região de Lages, destacou a importância do planejamento e a vantagem da união das entidades do setor. “Este é o primeiro passo de uma longa jornada, onde nós temos uma grande vantagem por estarmos construindo este planejamento compartilhando com os demais sindicatos”.  “Sem dúvida nenhuma é imprescindível fazer planejamento, como o que foi apresentado hoje. Temos que evoluir para repassar para nossos associados”, acrescenta Evandro Volpato, presidente do Sindicato de Joinville.

Já o presidente do Sigraf da Grande Florianópolis, além de parabenizar o engajamento de todos os sindicatos do Estado, ressaltou a necessidade da continuidade do trabalho e envolvimento de toda a diretoria das entidades, não só do presidente e secretário (a) executivo (a). “Todos sabemos da importância do trabalho que a gente começou hoje e a importância da continuidade. Porque se ficar só nessa reunião, não teremos resultados concretos. Acredito que com o empenho de cada um no seu sindicato, trará bons frutos”, disse.

Por fim, Barozzi salientou a satisfação pelo sucesso do evento. “Nós convocamos os presidentes e foi mostrada uma equipe engajada, um grupo que busca a excelência e o sucesso do segmento, independente de qualquer concorrência. Nós queremos um setor forte e na tarde desta quinta-feira tenho a certeza que, com o apoio da FIESC, demos um passo fundamental para isso”, conclui Barozzi.  

Assessoria de Imprensa

Mais notícias:

ABIGRAF-Regional do Estado de Santa Catarina
Rua Thiago da Fonseca, 44 - Térreo - Capoeiras - CEP: 88.085-100
Fone/Fax: (48) 3244-8863 - Florianópolis - Santa Catarina
© Copyright, 2007, Todos os direitos reservados