Parceiros

Quimigraf

Dugraf Materiais Gráficos

Zênite Sistemas

Braile

Mega Papéis

Dicapel

Bremen Sistemas

Konica Minolta

Helioprint

Facebook

Florianópolis, 20 de Novembro de 2017

Parceiros:

Busca rápida:

Ok
Premio Catarinense 2017
Consultoria Jurídica

Desenvolvimento:

Notícias

Projeto de Fortalecimento da Indústria Gráfica

24/05 - 10:04

Com o objetivo de aumentar a competitividade da indústria gráfica catarinense, por meio da qualificação empresarial e do acesso a novas tecnologias, o SEBRAE-SC, em parceria com a ABIGRAF-SC e o SIGRAF Florianópolis, retomou o Projeto de Fortalecimento da Indústria Gráfica.

Idealizado no ano passado, a iniciativa visa atender 80 Micro e Pequenos Negócios da indústria gráfica catarinense, até dezembro de 2019, com a maior parte do investimento sendo feito pelo próprio SEBRAE. Os serviços a serem oferecidos aos empresários vão desde o levantamento de dados sobre a gestão de cada empresa até a capacitação e consultorias com prioridade para os seguintes temas: administração e estratégias, finanças, qualidade e produtividade, formação de preços de venda, logística, marketing, recursos humanos, tecnologia e inovação, além da promoção do associativismo.

Conjuntura - Bastante sensível às oscilações das demais atividades, a indústria gráfica pode ser considerada um setor régua da economia, revelando-se um eficiente termômetro do desempenho do País. Se o setor imobiliário, supermercadista ou automobilístico vão mal, por exemplo, os impressos promocionais caem; sempre que o investimento em educação e cultura diminui, a impressão de livros, revistas e jornais acompanha a queda; se o consumo reflui, isso reflete na impressão de rótulos e embalagens.

“Em meio aos efeitos nocivos da crise econômica brasileira, atrelado a fatores circunstanciais – como a expansão da comunicação eletrônica, o dólar desfavorável à compra de maquinários e insumos e as dificuldades econômicas de países latino-americanos tradicionais importadores do nosso produto, precisamos nos movimentar no sentido de nos reinventar para ganharmos competitividade”, afirma o presidente da ABIGRAF-SC, Cidnei Barozzi. “É essa motivação que permeia a necessidade de encontrar novas parcerias para projetos inovadores e que de fato fomentem a competitividade de um setor tão importante, mas que vem se deparando com inúmeras dificuldades nos últimos anos”, completa.

Encaminhamentos - No último dia 19 de maio, Cidnei Barozzi, juntamente com o presidente do SIGRAF Florianópolis, João Cardoso, estiveram reunidos na sede do SEBRAE Regional para pedir a diretoria a retomada do Projeto de Fortalecimento da Indústria Gráfica. Na ocasião, também foi solicitado ao Sebrae que apoiasse o Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica. “A diretoria do SEBRAE prontamente aceitou a nossa proposta e mais uma vez irá contribuir com o evento sendo parceiro da ABIGRAF-SC”, comemora Barozzi.

Assessoria de Imprensa

Mais notícias:

ABIGRAF-Regional do Estado de Santa Catarina
Rua Thiago da Fonseca, 44 - Térreo - Capoeiras - CEP: 88.085-100
Fone/Fax: (48) 3244-8863 - Florianópolis - Santa Catarina
© Copyright, 2007, Todos os direitos reservados