Parceiros

Quimigraf

Dugraf Materiais Gráficos

Zênite Sistemas

Braile

Mega Papéis

Dicapel

Bremen Sistemas

Konica Minolta

Helioprint

Facebook

Florianópolis, 20 de Novembro de 2017

Parceiros:

Busca rápida:

Ok
Premio Catarinense 2017
Consultoria Jurídica

Desenvolvimento:

Notícias

DRUPA2016: Empresários gráficos visitam maior feira mundial do setor

15/06 - 10:02

Em missão internacional à Alemanha, empresários do setor gráfico de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Alagoas visitaram a Drupa, uma das principais referências internacionais na indústria de impressão.  No evento, realizado na cidade de Dusseldorf, os industriais conheceram novidades em equipamentos e produtos, realizaram negócios e ampliaram o networking com grandes players internacionais do setor.
Ocupando 19 pavilhões, a Drupa reuniu mais de 1.800 expositores, 400.000 visitantes e contou com palestras técnicas, que comprovaram o impacto das novas tecnologias e os ganhos que trazem em termos de produtividade e competitividade para o setor.


A impressão digital foi o grande destaque da feira, consolidando-se como principal aposta de empresas líderes do setor. Outra tendência reforçada no evento foi o uso da tecnologia LED UV que, ao substituir o uso de lâmpadas quentes, permite impressões mais sustentáveis e econômicas. Na produção de embalagem, foram apresentados novos processos e materiais com propriedades táteis e sensoriais especiais, juntamente com acabamentos de superfícies impressas diferenciados. Há inovações como displays eletrônicos e sensores que permitem a criação de “embalagens inteligentes”. Já a nanografia, que utiliza nanotecnologia para fabricação de tintas, foi apresentada em equipamentos que comprovam sua aplicabilidade e impressionam pela eficácia e realismo da impressão.


Durante a Missão Empresarial, articulada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Santa Catarina (ABIGRAF-SC), o grupo formado por 24 empresários participou de diversos encontros empresarias e palestras técnicas.


A programação da Missão incluiu visita à Fogra, uma das principais associações da indústria gráfica alemã, o encontro com a entidade permitiu a troca de experiências, a aproximação institucional para formação de futuras parcerias e a compreensão do seu modelo de atuação na defesa dos interesses do setor.


A comitiva também participou de reunião na Associação de Produtores de Máquinas para a Indústria Gráfica (VDMA) que conta com 3.200 fabricantes de máquinas, para conhecer tecnologias 3D e informações sobre a indústria 4.0.


Os empresários ainda tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com Neil Falconer, “O Futuro da Impressão”, onde ele coloca que hoje existe mais oportunidades de ganhar dinheiro e a indústria gráfica está passando pela quarta revolução industrial, que é a ligação dos equipamentos com a internet, e que os empresários precisam repensar os modelos do seu negócio. “O mundo está de janelas abertas”, afirma Neil.


Os participantes da Missão também marcaram presença no Brazilian Day Investments Opportunities, seminário promovido pela Abigraf Nacional, com a participação de dirigentes do segmento vindos da Argentina, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, México, Bélgica e Holanda, além do Brasil e Alemanha, que buscou o incremento de negócios e investimentos internacionais no setor gráfico brasileiro. O Seminário contou com as ilustres presenças de Claus Bolza-Schünemann, presidente da Drupa 2016, Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora do Brasil na Alemanha, Ricardo Casals, Presidente da Associação de Consultores Europeus da Indústria Gráfica, Eduardo Sousa, Presidente da Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (AFEIGRAF) e Fabio Arruda Mortara, presidente da Conlatingraf.


No último dia, uma visita guiada ao pavilhão da HP, maior estande da feira, fechou a Missão com chave de ouro. Para entender a grandiosidade do evento e suas proporções, o estande da empresa HP dispunha de uma área equivalente ao espaço total do Parque Anhembi, em São Paulo.


Visita Técnica
Além da Drupa, os industriais visitaram a fábrica Heidelbeg, onde puderam conhecer as novas tecnologias que estarão sendo oferecidas ao mercado, os processos de produção, além de conhecer sobre a estrutura logística da companhia.

Assessoria de Imprensa

Mais notícias:

ABIGRAF-Regional do Estado de Santa Catarina
Rua Thiago da Fonseca, 44 - Térreo - Capoeiras - CEP: 88.085-100
Fone/Fax: (48) 3244-8863 - Florianópolis - Santa Catarina
© Copyright, 2007, Todos os direitos reservados